Qi Gong

Qi Gong é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de Chi (energia vital) no corpo.


A palavra Qi moderna era a combinação de dois ideogramas Wu e Dian.
O ideograma Wu significa vazio, nada. O ideograma Dian tem o mesmo significado que Xiu.
O ideograma Dian significa “a partícula que deu origem à matéria”. Em outras palavras, “Qi” significa que a origem das coisas é o nada.




O Qi Gong não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. Apesar das diversas técnicas de Qi Gong terem se desenvolvido separadamente em diversos locais da China, em muitos casos se influenciaram mutuamente.


Segundo a tradição chinesa, diversos movimentos de Qi Gong foram criados pelos sábios a partir da compreensão de princípios da Natureza e da observação dos movimentos dos animais, considerados por eles como mais espiritualizados.


Bodhidharma, um membro da classe guerreira indiana Kshatriya e um mestre em Artes Marciais, desenvolveu um sistema de exercícios depois de meditar por nove anos no Templo Shaolin. Estes movimentos foram impressos em 550 dC como o Yi Jin Jing e Xi Sui Jing, ou alteração dos músculos e tendões e lavagem da Medula Óssea. Esses exercícios foram a base para o Shaolin Kung Fu.

O objetivo básico do Yi Jin Jing é tonificar e flexibilizar os músculos e tendões flácidos e enfraquecidos. Os movimentos são ao mesmo tempo suaves e vigorosos. Sua performance convida a uma unidade de vontade, intenção, força, movimentos, respiração e consciência. Músculos e tendões em boas condições, significa melhor forma, resistência, flexibilidade.



Com base nesses exercícios deixados por Bodhidharma, vários outros foram criados pelos monges de Shaolin, como o Yi Jin Xi Sui Gong, que é uma junção dos dois exercícios em um, e o Ba Duan Jin, que são os 8 principais movimentos do Yi Jin Jing e do Xi Sui Jing, e muitos outros.






Assista ao Incrivel video de John Chang, um Grande Mestre de Qi Gong.